Público atende chamado para teste na campanha da Hepatite C‏

Teste é simples
Ascom/Lucas França

A Banda Musical do 2º Batalhão da Policia Militar de Ilhéus abriu, na manha desta sexta-feira, um importante evento de promoção da saúde pública em Itabuna: a Campanha para Detecção da Hepatite C, por meio de teste rápido. A iniciativa do é dos clubes do Rotary Itabuna e Itabuna Sul, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e está sendo realizada até o meio-dia de sábado, dia 6, na Praça Olynto Leone, onde equipes de profissionais de saúde prestam atendimento em estandes com toda a infraestrutura.

O sucesso da campanha pôde ser medido pelas mais de 50 pessoas que aguardavam na fila na primeira hora, enquanto profissionais e voluntários terminavam a organização para iniciar o atendimento. “É uma oportunidade maravilhosa para nós que nem sempre temos tempo nem recursos suficientes para pagar um exame como esse que está sendo feito de graça para todos”, declarou a cozinheira Eliana Santos Silva, moradora do bairro Sarinha, a primeira pessoa a fazer o teste.

Além de rotarianos e voluntários, a campanha de prevenção à Hepatite C conta com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que ajudam na realização dos exames rápidos para o diagnóstico imediato do vírus da doença. A coordenadora do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), Suze Mary Azevedo, explicou que o teste é simples e rápido. “Basta picada no dedo para A coleta de uma gota de sangue e o resultado fica pronto em menos de 20 minutos”, disse.

O presidente do Rotary Club Itabuna, Carlos Ataul Andrade, informou que a campanha, que está sendo realizada pelos clubes de Rotary em todo o país é uma iniciativa importante para que a população tenha acesso gratuito ao teste rápido e à informação, conscientização e educação sobre uma doença que atinge milhões de pessoas no Brasil.

“A Hepatite C, a exemplo de outras doenças como o diabetes, é silenciosa e quanto mais cedo for diagnosticada, mais chances de cura que pode chegar a 100%”, informou o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, que, além de garantir o suporte para a realização da campanha, participou como voluntário, inclusive na organização de toda a infraestrutura.

O secretário adiantou que o resultado dos testes realizados no mutirão será mantido em sigilo e, independente, de ser positivo ou negativo, o diagnóstico será encaminhado às pessoas através de mala direta no endereço indicado pelos participantes. “Se por acaso derem resultados positivos, o tratamento contra a Hepatite C será assegurado pela Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou.

Bicalho lembra que o município mantém um sistema de vigilância e de atendimento eficiente através do CERPAT, com uma equipe de profissionais preparados, incluindo a médica Suely Cristina Pereira, especialista no atendimento aos portadores de Hepatites.  Segundo o secretário, atualmente existem em Itabuna, 520 casos de hepatites B e C, sendo que 319 recebem tratamento gratuito no Centro de Referência da Secretaria Municipal de Saúde.